O Brasil tem um dos maiores mercados de madeira do mundo, e por aqui, nós utilizamos esse material vivo desde construções de móveis, até cascos de navios!
Uma madeira que é pouco conhecida e considerada exótica, é Madeira Roxinho .
Conhecida como ‘’Purple Heart’’ em outros países, essa madeira exótica contém uma coloração roxa natural, o que faz com que qualquer tipo de produção em que ela seja utilizada, ganhe um charme e uma elegância incomparáveis.
Se você quer aprender um pouco mais sobre a madeira roxinho, nós preparamos um guia completo, sobre suas características técnicas e suas aplicações mais populares em nosso País.
Confira com a gente e se surpreenda!
O que é a Madeira Roxinho?
A madeira roxinho, diferente de outras espécies como a madeira cambará, ou a madeira cedrinho, possui uma coloração roxa naturalmente, o que faz com que ela seja considerada exótica pelos profissionais de marcenaria.
Existem outros tipos de madeira que apresentam uma coloração diferenciada natural, como é o caso da peroba rosa, que têm uma coloração rosa claro ou até mesmo uma coloração mais alaranjada.
Exemplo de madeira roxinho serrada através de um manejo sustentável
Este estilo diferente de coloração faz com que estas espécies de arvores sejam cada vez mais procuradas para usos diversos, o que tem contribuído para sua extinção ou escassez da espécie, assim como a peroba rosa.
Um fato curioso sobre a madeira roxinho, é que ela, diferente da maioria das outras madeiras, pode se derivar de diferentes espécies de árvore, entre as mais comuns, estão:
- Peltogyne paniculata,
- P. Paradoxa,
- P. Recifensis, e outras.
Todas essas espécies que fornecem essa madeira exótica têm o mesmo valor de mercado, já que as semelhanças entre elas são muitas, e todas servem para os mesmos tipos de aplicações.
A madeira roxinho é nativa do Brasil, mas podem ser encontradas em países vizinhos na América Latina, como na Bolívia e Colômbia, devido à região onde ela costuma ser encontrada.
A madeira roxinho também é conhecida como pau-roxo, pau-mulato, roxinho-pororoca, guarabu e etc.
Exemplo de um assoalho de madeira roxinho
Quais são as características da Madeira Roxinho?
Como vimos, a principal característica da madeira roxinho, e o que difere ela de outras espécies, permitindo que carregue o título de exótica, é a sua coloração roxa natural.
Porém, existem outras características que a tornam uma madeira de alta qualidade, e é o que veremos a seguir.
Exemplo de Degraus de Madeira Roxinho
Ela muda de coloração
Assim que é cortada, esse tipo de madeira apresenta uma coloração castanho-escuro, assim como a maioria de outras madeiras.
Porém, após algumas horas de contato com o ar, ela se transforma para um tom roxo púrpura e intenso.
Esta é uma das características que mais chamam atenção e faz com que as pessoas escolham cada vez mais está madeira para compor algum ambiente ou móvel de sua casa.
É resistente ao ataque de xilófagos
Outra característica que chama a atenção de quem deseja trabalhar com essa madeira, é a sua resistência contra os ataques de cupins, carunchos, besouros, e outros xilófagos que podem prejudicar a aparência estética e qualidade da madeira.
Existem alguns tipos de madeira que só adquirem esta resistência, após passar por um processo de tratamento, onde a madeira é envernizada ou recebe algum outro tipo de cuidado.
O benefício de utilizar a madeira roxinho, é que essa resistência já vem de forma natural.
Exemplo de uma Mesa de Madeira Roxinho.
É pesada e dura
Esse tipo de madeira é considerado pesado e de corte duro, o que quer dizer que para acabamentos, são necessários materiais mecânicos para o corte e lixamento.
Por ser uma madeira firme, aceita colagem com facilidade, o que também pode facilitar o acabamento das peças.
Mas, apesar de seu acabamento ser um pouco mais difícil que os demais modelos de madeira, seu estilo rústico, pode agradar a diversos gostos e atender as demandas de vários tipos de decorações.
Resistente
Diferente de outras madeiras, a madeira roxinho dificilmente racha ou empena, e isso se deve a sua alta resistência. Quando se trata de madeira, esse é uma das características mais importantes.
Isto por que, sua alta resistência que irá definir a flexibilidade do seu uso e qual o direcionamento que o material irá tomar, para que possa ser utilizado na composição de sua residência da melhor forma possível.
Por sua resistência, a madeira roxinho é muito utilizada na construção de porteiras
Rústica
A madeira roxinho também pode ser utilizada como madeira rústica, e essa é, na verdade a forma que a maioria dos profissionais escolhe trabalhar. Por seu tom diferenciado, trabalhar com ela de forma rústica permite a criação de peças únicas, de tirar o fôlego.
Sua beleza natural pode fazer com que qualquer móvel ou parte de alguma construção se torne único, utilizando a essência e deixando o resultado final incrível.
Acabamento com verniz ou resina
A madeira roxinho também permite acabamentos variados.
Para quem deseja trabalhar uma peça com resina, essa é uma ótima opção, devido a sua cor e resistência. Mas para aqueles que desejam manter uma peça mais natural, apenas um acabamento de verniz já é o suficiente.
Exemplo de uma tábua de carne de madeira roxinho resinada
Esta versatilidade em seu acabamento faz com que a madeira roxinho seja cada vez mais procurada, já que é possível criar diversas peças e utilizá-la na construção, deixando o ambiente com um ar moderno e aconchegante.
Qual é a indicação de uso para a madeira roxinho?
De acordo com as características listadas acima, é possível ter uma pequena ideia de quais são as principais utilidades e quais geralmente são as indicações de uso na construção civil ou de móveis, utilizando a madeira roxinho.
Por ser uma madeira de alta resistência, impedindo que sua estrutura se quebre facilmente, ela pode ser encontrada em diversas construções no ramo civil, tanto na parte interna, quanto na parte externa.
A madeira roxinho agrega estilo e personalidade a qualquer objeto
Pode ser vista também na construção de diversos tipos de mobiliários, proporcionando uma alta qualidade e uma estética totalmente fora de todos os padrões encontrados em lojas de móveis populares.
Outra função para a madeira roxinho que costuma ser muito comum, é a utilização em assoalhos domésticos.
E, para não pensarmos que este tipo de madeira possui a única finalidade para casas, ela também pode ser vista na fabricação de ferramentas, alguns brinquedos infantis e até mesmo na estrutura de transportes.
Cabo de Martelo de Madeira Roxinho
Esta madeira é usada em diversos tipos de processos, podendo ser realizado a técnica de aplainamento, furacão com uso de ferramentas, lixamento da madeira, colagem de peças distintas e um acabamento bonito e fácil de ser feito.
Além disso, a secagem deste tipo de madeira pode ser considerada fácil, já que é praticamente impossível este material apresentar qualquer tipo de rachadura ou empenar durante o processo de secagem.
Como vimos, a madeira roxinho pode ter diversas finalidades, dependendo de qual o objetivo de quem deseja adquirir esta espécie de madeira.
Exemplo de peças de madeira roxinho
Devemos sempre lembrar que o uso de madeiras deve acontecer de forma consciente, sempre respeitando as leis ambientais e usando de forma responsável.
A madeira roxinho é considerada uma das madeiras mais diferentes e exóticas, deixando qualquer ambiente inesquecível, dando um ar de aconchego com modernidade, em qualquer lugar que ela for utilizada.
Conheça os mais variados tipos de móveis e construções utilizando a madeira roxinho e aprecie a beleza desta madeira tipicamente brasileira.