A madeira plástica atua como um dos materiais de maior destaque da arquitetura ecológica e sustentável na atualidade.
Ela traz diversos benefícios não só para a fabricação de móveis, decks, assoalhos e peças do dia a dia, mas também para o meio ambiente, promovendo um futuro mais ecologicamente correto para as próximas gerações.
Mas do que se trata, da fato, a madeira plástica? Seria esse um material naturalmente encontrado na natureza?
Saber tudo sobre ele pode inspirar você a tê-lo na sua casa, então não deixe de conferir as principais informações sobre sua origem, usos e importância!
O que é, afinal, a madeira plástica?
A madeira plástica é um material sintético, ou seja, ele não é encontrado naturalmente. Porém, isso não faz com que ele seja menos interessante. Afinal de contas, ele simula a madeira e os seus benefícios, mas é criado a partir de “lixo”.
– Ao saber disso, não se preocupe! A madeira plástica não tem aparência alguma de dejetos e muito menos um aroma que remeta a isso: ela é altamente tratada para que seja apenas recheada de vantagens para o meio ambiente.
- Porém, o que muitas pessoas não sabem é que ela pode ser altamente vantajosa também para sua casa!
- Segundo estudos diversos feitos por universidades federais do país, ela demonstra ter uma resistência surpreendente.
Esse tipo de madeira também é conhecido como madeira ecológica e está sendo amplamente utilizado no mercado de construções civis, especialmente.
Ele se dá através de compostos plásticos advindo do processamento de lixo reciclável (chamado, corretamente, de resíduo seco), sendo um material 100% ecológico, resistente, flexível, versátil e minimizando o desmatamento, bem como o excesso de resíduos.
Exemplo de Peças de Madeira Plástica
Propriedades da madeira plástica
Agora que você sabe o que é madeira ecológica, é interessante conhecer as suas principais propriedades.
Dentre elas, ganham destaque, conforme dito acima, sua resistência, versatilidade, suas vantagens para o meio ambiente e sua beleza.
– Afinal de contas, essa madeira imita as características que promovem elegância, luxo e sofisticação da madeira, ganhando cada vez mais espaço no mercado (e uma vez que muitas madeiras de lei, por exemplo, estão em extinção).
– Diferentemente da madeira 100% natural, a madeira reciclada apresenta resistência de longo prazo à umidade, não está sujeita ao ataque de fungos, pragas e insetos e possui extrema durabilidade em relação à corrosões.
- Além disso, ela não forma farpas ao longo do tempo, não resseca, não envelhece, não empena e não é difícil de ser limpa, possuindo uma durabilidade que pode chegar a superar 50 anos.
Além disso, seu custo é mais baixo, o que faz com que se obtenha alguns dos principais benefícios encontrados na madeira, porém a um valor mais em conta.
Seu principal uso, conforme dito, está na construção civil, ou seja, na criação de revestimentos, assoalhos e decks. Porém, ela também pode ser vista em bancos e cadeiras.
Deck de Madeira Plástica
Pode-se usar a madeira plástica em portas e janelas?
Sabendo quais são os principais usos da madeira sustentável, muitas pessoas se perguntam se é possível aproveitar seus benefícios na fabricação de PORTAS e JANELAS.
A resposta é: ainda que isso seja, sim, possível, ainda não é algo de amplo uso para esse fim.
Isso acontece uma vez que espera-se que os outros benefícios da madeira original sejam atribuídos a essas peças, como o peso do material, que promove segurança e minimiza arrombamentos, sua duração prolongada e – por que não? – sua beleza.
Há sempre quem considere a madeira 100% natural e não sintética como mais bonita e elegante, o que faz com que ela ainda seja a principal escolha ao se falar sobre PORTAS e JANELAS.
Portanto, se é das características acima que você precisa em sua casa, não deixe de apostar na madeira orgânica para suas janelas e portas, dando preferência às espécies mais resistentes quanto possível a pragas e à umidade.
A Madeira Plástica possuí grande resistência à intempéries
Descarte correto, emissão de CO2 e recuperação de matéria-prima
Se seu caso não se enquadrar no caso acima – ou em outro que exija o uso específico da madeira encontrada na natureza – é possível que contar com a madeira plástica traga apenas benefícios para você.
– Ao se falar do bem que ela faz para o meio ambiente, retirando excessos de resíduos da natureza e transformando-as em peças altamente utilizáveis no dia a dia, não tem material que vença esse.
– A madeira plástica permite que seja estimulado o descarte correto de plásticos e materiais recicláveis de todos os tipos, levando em consideração que nem mesmo as melhores campanhas de conscientização foram capazes de fazê-lo com total eficiência.
- Nesse caso, uma vez que há algo que beneficie a indústria na criação de novas peças para construção, esse descarte adequado é mais estimulado.
– Além disso, a emissão de CO2 é minimizada, uma vez que os resíduos são aproveitados direta e pontualmente e não passam por longos processos de combustão para isso.
Finalmente, é sempre possível contar com a recuperação da matéria prima, uma vez que não há data limite para o descarte de resíduos secos em todo o mundo.
A madeira plástica, em sua produção, também estimula uma maior geração de empregos, especialmente para aqueles que possuem maior dificuldade em encontra-los, como os profissionais de reciclagem.
É por isso – e muito mais – que esse tipo de madeira ganha mais e mais destaque na atualidade, sendo cotado como o material do futuro! Interessante, não é?
Exemplo de peças de madeira ecológica.
Conclusões sobre a madeira plástica
Conforme foi possível perceber, a madeira plástica é um material recheado de benefícios. Ela une bem estar ao meio ambiente com as principais vantagens trazidas pela madeira em si e a um custo bem mais baixo.
Ainda que algumas peças ainda exijam o uso da madeira convencional, a madeira sintética ou ecológica, outros nomes para esse material, pode ser ideal para as mais diversas produções da área de construção.
Sabendo disso, caso precise de decks, assoalhos, pergolados e muito mais, não deixe de contar com a madeira plástica e de garantir resistência, versatilidade, beleza, elegância e os muitos outros benefícios desse material no seu dia a dia!